Começar tudo de novo. Quantas vezes comecei tudo de novo... nem consigo lembrar. Tenho uma amiga com quem converso todos os dias, ou melhor, ela é quem conversa comigo todos os dias... e nossa conversa é sempre mais ou menos assim:
- Oi!
- Oi! Tudo bem?
- Sim, tudo muito bem... hoje melhor que ontem (ela sempre diz)...
E eu fico pensando em como hoje pode ser melhor do que ontem, que foi melhor do que anteontem, que foi melhor do dia anterior, que foi melhor.... posso continuar até o primeiro dia da vida dela. Não consigo entender mesmo. Mas, tudo bem, ela deve ter começado a sua vida na pior mesmo.
- Ah é! O que aconteceu hoje de bom?
- Hoje aconteceu que tive mais um dia pra viver... o sol está brilhando (e quando está chovendo, ela diz: a chuva está nos regando com sua preciosa água), há pessoas pra conversar, comi um bolo muito gostoso....(e vai desfilando diante dos meus ouvidos uma série de coisas tão banais, tão normais como se fossem a melhor coisa do mundo... como se fosse a primeira e única vez que aconteceram).
Tenho de parar com essa mania de criticar as pessoas....(penso)
- Legal... digo eu. E o que aconteceu de novo? Qual é a novidade? O que aconteceu realmente de melhor hoje pra você dizer 'hoje melhor que ontem'?
- Tudo... tudo é novo. Vai dizer que você não percebeu?
- Não, não percebi.
E ela me olha com o olhar mais benevolente que meus olhos já viram... e ela sorri o sorriso mais condescendente do mundo e diz:
- Bem, tô indo... espero que você um dia consiga perceber a novidade do dia.
E eu fico pensando, pensando... mas não falo, é claro; não quero ser rude com ela, então, só penso: "Bem, e eu vô ficando...espero que você um dia consiga perceber que não há novidade sobre a terra... é tudo vaidade, é tudo vão... tudo em vão... nada possui conteúdo e tudo se baseia numa aparência falsa, mentirosa".
Continua....
Nenhum comentário:
Postar um comentário